segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Peru: Huaraz

Um pequeno tesouro cravado nos Andes Peruanos
Parte 1

Fala galera!

Bom, hoje vou começar a contar um pouquinho das minhas experiências (amadoras) em montanhas, e nada mais justo do que começar falando da primeira e mais sensacional experiência na Cordilheira dos Andes.

A Cordilheira dos Andes sempre fez parte dos meus sonhos desde criança. Após assistir ao filme Vivos, que conta a história verídica do acidente do Voo 571 da Fuerza Aerea Uruguaia, que levava o Time de Rugby Old Christians e caiu na Cordilheira dos Andes ao se chocar com as montanhas, eu decidi que queria conhecer aquele lugar. E aquilo não saia da minha cabeça. Ano após ano este sonho ia crescendo até que um dia eu parti rumo à experiência mais sensacional que eu havia vivido até então.

Na época (2012) eu estava planejando minhas férias para Julho e gostaria de ir para a Patagônia (especificamente o Parque Torres del Paines). Como as trilhas do parque estariam fechadas por causa da incidência de Neve, decidi conversar com uma agente de viagens para coletar algumas informações de outros destinos. Foi quando ela me sugeriu alguns nomes, e eu (com a tela do Google Imagens aberta) pesquisava conforme ela ia falando, até que ela disse a palavra que mudaria completamente os meus planos. Ao digitar no Google o nome, vi inúmeras fotos de uma lagoa de azul turquesa (Laguna 69) no meio de montanhas nevadas. A palavra mágica? Huaraz!

Localização de Huaraz no Mapa
Huaraz é uma pequena cidade do Peru, pertencente ao Departamento de Ancash, localizada numa região chamada Cordillera Blanca - a região com as montanhas de maior altitude do Peru - e por isso é conhecido como Himalaia Sul Americano. A cidade fica a uma altitude de 3.100 m aproximadamente e está inserida no enorme vale que leva o nome de Callejón de Huaylas. Para chegar até Huaraz é necessário pegar um ônibus de Lima, e a viagem dura não menos do que 8 horas subindo a cordilheira.

A viagem é um pouco cansativa, mas vale a pena. Além das paisagens serem deslumbrantes, o ônibus serve refeições por conta do longo trajeto e é extremamente confortável. Viajei pela empresa Cruz del Sur e recomendo muito o serviço deles. Além da refeição, o serviço de bordo inclui até um bingo para distração dos passageiros.

Era o dia 16 de Julho de 2012, por volta das 8h quando o ônibus saiu do terminal e seguiu pelo litoral rumo ao norte. Foi possível ver as falésias da costa pacífica do Peru, que foram um espetáculo à parte.

Interior do ônibus da empresa Cruz del Sur
Falésias da Costa Pacífica
Após sair da região costeira, viramos a oeste e a região desértica ficou ainda mais evidente. Fizemos uma parada num posto policial e seguimos viagem rumo às montanhas. Lima tem um clima predominantemente nublado e isso estava evidente naquela manhã. Pra se ter uma ideia não era possível avistar nem o céu e nem a Cordilheira, e eu logo imaginei que chegaria em Huaraz e estaria um péssimo clima. Eu estava enganado!

Paisagem a leste da costa pacífica, rumo às montanhas
Quando começamos a subir as montanhas, as nuvens começaram a se dissipar e o céu deu as caras pela primeira vez desde que cheguei ao Peru. conforme o ônibus subia todas aquelas curvas que parecia um caracol infinito, o azul do céu ficava mais evidente, até que me dei conta que estávamos acima das nuvens.
Estrada que sobe a Cordilheira rumo ao Callejón de Huaylas
Encostas rochosas fazem parte da paisagem durante a subida
Paisagem típica da Cordillera Negra
A primeira vista da Cordilheira dos Andes a gente nunca esquece
Após subir a Cordilheira o ônibus dá de cara com a Laguna Conocha e depois vira à esquerda, marcando o início do Callejón de Huaylas e seguindo para o norte. A paisagem então se torna mais agradável, com Montanhas à direita e à esquerda.

Cordillera Blanca e Cordillera Negra
Vale frisar que as montanhas à esquerda são chamadas de Cordillera Negra - sem incidência de neve - e as montanhas à direita são chamadas de Cordilera Blanca - montanhas nevadas. Esse fator se deve ao vento do pacífico, que ultrapassa a zona desértica da costa peruana e colide com as primeiras montanhas (Cordillera Negra) fazendo com que não haja neve no topo delas. O vento não consegue ultrapassar essa primeira cadeia de montanhas, e esse é o motivo pelo qual ele não consegue evitar a incidência de neve na próxima cadeia montanhosa (Cordillera Blanca), deixando-a com seus belos picos nevados.

Depois de longos quilômetros o ônibus cruza os pequenos povoados de Catac, Ticapampa, Recuay e Olleros (famoso pela travessia Olleros/Chavín) e então ele finalmente chegamos a Huaraz. 

A primeira vista é deixar o queixo caído. A cidade, bonita mas visivelmente pobre, contrasta com as belíssimas montanhas nevadas ao redor. Aquele dia estava ensolarado, e isso destacava ainda mais as montanhas. Vale lembrar que a cidade está a aproximadamente 3.100 m de altitude, e isso significa que é extremamente necessária a Aclimatação. Dois ou três dias são o suficiente, dependendo de cada pessoa.

Dica: Beber muita água, tomar Chá de Coca (ou mascar a folha) e se alimentar bem são essenciais para combater o mal de altitude (também conhecido como Soroche). Opte por alimentos ricos em carboidrato, pois eles dão mais energia na hora de realizar atividades em altitude.


Primeira vista de Huaraz

Típica rua de Huaraz
A cidade possui muitas ruas sem asfalto, principalmente em bairros periféricos
A cidade é bem calma e tranquila, apesar de ser muito movimentada nas épocas de temporada. Isso se deve pelo fato de que Huaraz é um polo turístico bastante explorado para os amantes do montanhismo, tanto escaladores como hikers ou caras que gostam de fazer downhill. A cidade fica visivelmente repleta de turísticas principalmente no inverno (julho), pois é a época que não há chuva e que o clima do lugar ajuda na prática de Esportes Outdoor.

No centro da cidade existe a Casa de Guias, lugar onde você pode encontrar todas as informações necessárias sobre os roteiros nas montanhas e também contratar um guia especializado.

Se você está pensando em ir ao Peru mas quer fazer um roteiro diferente de Machu Picchu, Arequipa e outros destinos mais comerciais, este é o lugar perfeito. A vantagem de Huaraz são inúmeras. Além de ser um lugar pouco explorado comercialmente, você pode acordar de cara com a montanhas mais altas dos Andes Peruanos, incluindo o Monte Huascarán (6.768 m) que é nada menos do que a maior montanha localizada na zona tropical do planeta Terra. Seu formato e magnitude assombram só de olhar. 


Nascer do Sol em Huaraz
Acordando de frente para o Nevado Huascarán (6.768 m)

É isso aí galera!
Não deixem de visitar Huaraz! Sua aventura ficará muito mais inesquecível!

___________________________________________________________________________________________

Huaraz
Altitude: 3.100 m aprox.
Local: Parque Nacional Huascarán / Ancash / Peru
Categoria: Trekking / Hiking / Escalada / Travessia / Downhill

Dificuldade: Moderada / Difícil / Radical / Extrema


Nenhum comentário:

Postar um comentário