segunda-feira, 7 de setembro de 2015

GoPro: Ideal para fotos de Aventura!

Saiba porque ela é ideal para fotos de Aventura!

Fala galera!

Hoje o Post é pra falar de um dos assuntos preferidos entre todos os aventureiros e amantes de Esportes Outdoor. Amada por muitos fotógrafos e odiada por outros, ela é responsável não apenas por registrar fotos incríveis, mas também por criar os vídeos mais espetaculares feitos por aventureiros mundo afora. Estamos falando de uma das câmeras mais versáteis já criadas. Sim, estamos falando dela! Estamos falando da GoPro!

GoPro Hero3+
De uns tempos pra cá (em meados de 2014) observei que a GoPro ganhou uma popularidade enorme, e não só entre as pessoas que praticam Esportes Outdoor. Muitas pessoas optaram por comprar uma GoPro pela versatilidade que ela proporciona para quem a carrega (tamanho, praticidade, evolução dos modelos com Wi-Fi e manuseio direto por aplicativos mobile).

Bianca (minha noiva) carregando de forma bem prática nossa GoPro na sua mochilinha da Quechua
Minha GoPro em ação nas trilhas de Kananaskis Country (Alberta / Canadá)
Enfim, ela é companheira inseparável de quem vai pras montanhas. Por este motivo eu separei um post exclusivo para falar de uma das melhores qualidades da GoPro, que influencia diretamente no impacto visual da sua foto e explicar o porquê isso faz a sua foto parecer fantástica.

Como todos sabem, a GoPro possui uma Lente 8 mm (Fisheye). Por isso você tem a sensação de ter uma imagem completamente imersiva em relação ao foco (tema central da foto). Isso se deve ao fato de que a Lente da GoPro capta um ângulo de 170º.

Comparação entre uma Lente 50 mm e uma Lente Fisheye 8 mm da GoPro
Legal! Isso eu já sei!
E daí? O que faz essa foto ser tão diferente?

Quando vemos uma foto tirada no topo de uma montanha, numa trilha em alguma localidade alta ou com o horizonte ao fundo, temos a sensação de que a paisagem é gigantesca. A imagem acima explica um pouco isso, mas existe uma outra característica que transforma a grande paisagem de sua foto em uma paisagem gigante.

A lente da GoPro, por ser uma lente Fisheye, tem a característica de jogar o tema central da foto "lá longe", e existe uma dica sensacional para fazer suas fotos parecerem muito mais imersivas e com a paisagem muito mais ampla!

O Grande Truque
Se você erguer a câmera acima da linha do horizonte e tirar uma foto com a GoPro levemente inclinada para baixo, a imagem do horizonte que está ao centro da imagem vai parecer muito, mas muito mais longe do que a imagem do horizonte nas bordas laterais da foto, parecendo que este centro da imagem está muito mais distante do que ele realmente está a olho nu.

Essa sensação é a responsável por proporcionar ao seu cérebro a visão de que o aventureiro da foto está inserido dentro de uma paisagem gigantesca, aumentando a amplitude do local capturado na imagem. A foto abaixo eu tirei na Pedra Grande, em São Paulo, e ela explica exatamente esta característica.

Pedra Grande / SP - O horizonte na foto parece extremamente distante
Este é realmente o truque mais marcante para fazer suas fotos em montanhas adquirirem um impacto visual muito mais amplo do que de costume. Além disso existem outras características que fazem da GoPro a queridinha dos amantes de esportes de aventura!

Aqui vai uma pequena lista do porquê a GoPro é perfeita para sua aventura!

TamanhoA GoPro é realmente pequena, e isso faz dela uma câmera extremamente fácil de segurar e manipular.
TransportePor ser pequena, ela se torna muito leve e fácil de carregar, seja na mochila, num case, no bolso da calça ou da bermuda.
Captura de Vídeo + Foto: Essa configuração é ideal pra quem curte fazer um vídeo de sua aventura de fim de semana, mas que também gostaria de levar algumas fotos pra casa sem ter que ficar trocando o tempo todo o modo de disparo.
Acessórios: A GoPro se tornou famosa por capturas de imagens de diversos pontos, inclusive primeira pessoa. Isso possibilitou a criação de diversos suportes para todo o tipo de esporte, e isso facilita na hora de produzir imagens diferenciadas.
Design: A GoPro vem melhorando bastante o design de sua câmera, incluindo ações controladas por apenas um botão e facilitando a vida de muito cara hiperativo que não quer perder tempo com um monte de função. Além disso, o design visual da câmera melhorou muito e é bastante atrativo em relação às concorrentes no mercado.

GoPro descansando na Natureza

É isso aí, montanheiros!
Não esqueça de que sempre que for pras montanhas, leve sua câmera, independentemente de qual seja. Mas se for uma GoPro, melhor ainda!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário