terça-feira, 22 de setembro de 2015

Argentina: Patagônia

Saiba por que você tem motivos de sobra para estar lá!
Check out why you got plenty of reasons to get there!


Salve Montanheiros!

Hoje nosso post será pra falar sobre um dos meus lugares favoritos (e com certeza o lugar favorito da Bia) quando o assunto é Viagem de Aventura: a Patagônia Argentina!

Glaciar Perito Moreno, principal cartão postal e roteiro obrigatório pra quem vai pra Patagônia

A Patagônia, como muita gente pensa, não é um país e sim uma região cujo território é absurdamente gigantesco e que compreende grande parte da Argentina e do Chile. Portanto ela é subdividida entre Patagônia Chilena e Patagônia Argentina e é considerada um dos lugares mais bonitos do mundo.

Argentina
A Patagônia Argentina compreende as províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e parte da ilha da Terra do Fogo

Chile
Já a Patagônia Chilena compreende as províncias de Valdívia, a região de Los Lagos, Chiloé, Puerto Montt, as ilhas de Aisén, Magallanes e também o Cabo Horn.

A Patagônia também é conhecida como um dos lugares onde mais venta em todo o Planeta. O clima de lá é bastante instável, variando muito no mesmo dia, seja no verão ou no inverno. Os ventos lá chegam facilmente a 100 km por hora, e a sensação térmica passa a ser muito mais baixa por conta disso. Além disso, a Patagônia está localizada em uma região distante de grandes centros, e por isso é um local pouco habitado, fazendo com que suas cidades sejam inóspitas e de difícil acesso (em comparação com outras cidades).

Mesmo assim, com todas estas "adversidades", a Patagônia é adorada por muitos aventureiros e aguça os olhos de quem deseja testemunhar a mais pura natureza selvagem. Nós separamos aqui alguns lugares que achamos mais fantásticos e que consideramos roteiro obrigatório para quem quer ir para lá! Aqui estão 10 motivos para você definitivamente estar na Patagônia Argentina:

1º - Glaciar Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno e sua beleza indescritível

Não precisa nem de muitas explicações pra falar dele. O Glaciar Perito Moreno, além de ser a principal atração turística da Patagônia Argentina, é uma das poucas geleiras no mundo que está em crescimento. Apesar disso é possível observar o desprendimento de blocos de gelo, o que faz com que ela mantenha o seu tamanho. Além disso o Perito Moreno pertence à 3ª maior Plataforma de Gelo Continental do planeta (ficando atrás apenas da Antártida e do Ártico) e isso faz dele uma das reservas de água doce mais importantes do Planeta.

2º - Desprendimento de Gelo Glaciar

Desprendimento de blocos de gelo do Glaciar Perito Moreno

A gente pode até tentar descrever aqui que o som de um bloco de gelo caindo na água é muito mais forte do que um trovão em dia de tempestade, mas você só vai saber mesmo disso o dia em que for pego desprevenido na beira do Lago Argentino e tiver o privilégio de testemunhar essa obra da natureza a olho (e ouvido) nu.

3º - Charme de El Calafate

Típica paisagem de outono nas ruas de El Calafate

El Calafate é o nome da pequena cidade à beira do Lago Argentino, responsável por hospedar a grande maioria dos aventureiros e turistas que desejam conhecer a região. Ela fica a cerca de 80 km do Parque Nacional Los Glaciares, onde está localizada o principal atrativo da Patagônia Argentina: o Glaciar Perito Moreno. Apesar de pequenina, El Calafate possui um clima acolhedor e seu charme é uma beleza à parte, com paisagens deslumbrantes especialmente na época do outono, quando as folhas formam um tapete infinito de cores amarelo-esverdeadas cobrindo todas as calçadas da cidade.

4º - Deserto, Geleiras e Lagos Glaciais

A paisagem desértica contrasta com as montanhas nevadas e os lagos glaciais

A Patagônia é praticamente 3 em 1. Isso mesmo! Essa região abrange tanto desertos como geleiras e enormes lagos glaciais. Sem contar que a ela também engloba penínsulas, que se estendem por um vasto território indo do norte até a Terra do Fogo. Sendo assim, a Patagônia Argentina bate recorde em diversidade de clima e paisagens!

5º - El Chaltén

El Chaltén vista do Mirador de los Cóndores 

El Chaltén detém o título de Capital Nacional do Trekking e isso não é toa. O pequeno vilarejo fica cravado no deserto, bem à beira das montanhas, e de lá partem aventureiros do mundo todo em busca das inúmeras rotas de Trekking, que levam a lugares como cachoeiras e também ao topo de montanhas famosas como o Cerro Torre e o Monte Fitz Roy, gigantescos sentinelas rochosos que guardam as portas de entrada da cidade e dão as boas vindas a quem chega da estrada.

6º - Lago Argentino

Nascer do Sol à beira do Lago Argentino

O Lago Argentino é o maior e mais austral lago da Patagônia Argentina, cobrindo uma superfície de 1.466 km² e com mais de 220.000.000 m³ de água oriunda de geleiras como Perito Moreno, Upsala e Spegazzini. Existem excursões realizadas em embarcações que chegam até as geleiras, onde é possível assistir ao desprendimento de blocos de gelo, entre outros espetáculos da natureza, como o nascer e o pôr do sol.

7º - Rota 40

Rota 40, indo do nada a lugar algum

A Rota 40 é a mais extensa rodovia da Argentina e cruza o país inteiro indo desde o sul da província de Santa Cruz até o norte, na divisa com a Bolívia. A rodovia corta a Patagônia de norte a sul, e quem decide descer do carro para observar a estrada certamente vai perdê-la de vista no horizonte inóspito em meio ao deserto. Parar à beira da Rota 40 e tirar uma foto é sinônimo de sentir-se livre em meio à vastidão que permeia a beleza selvagem da Patagônia.

8º - Trekking sobre o Gelo

Crampons sendo cravados durante o Trekking no gelo

Uma das experiências mais espetaculares que a Patagônia Argentina possibilita para quem se aventura por lá é caminhar sobre o gelo do imponente Glaciar Perito Moreno. A experiência é ministrada por guias especializados, que utilizam equipamentos específicos para o Trekking, como os chamados Crampons, colocados estrategicamente sob o solado dos calçados para evitar que se escorregue no gelo e possibilitando a caminhada de forma segura. Ao final da aventura é feito um brinde com Whisky e gelo, que é retirado da própria geleira.

9º - Monte Fitz Roy

Monte Fitz Roy visto de El Chaltén

Monte Fitz Roy é a montanha mais famosa de toda a Patagônia Argentina e é o cartão postal de El Chaltén. Quem vem pela estrada já consegue avistar ao longe o imponente pináculo de pedra dando as boas vindas aos aventureiros que chegam ao lugar, e quem está na cidade consegue avistá-lo de praticamente todos os mirantes. Existem inúmeras rotas que vão desde Trekkings que levam à base do Fitz Roy até escaladas ao topo da montanha. O Monte Fitz Roy possui um formato único e que permanece para sempre na memória de quem se depara com ele. Quem o vê, jamais se esquece!

10º - Vento, muito Vento!

A foto acima parece ter sido tirada em frente ao mar, mas é apenas o vento brincando no Lago Argentino

Os Ventos Patagônicos chegam facilmente a 100 km/h em dias "normais" e sem muita instabilidade no clima. Mesmo no verão o vento é muito forte, e o uso de roupas de frio é absolutamente indispensável nesta época do ano. Engana-se quem pensa que vai ficar só de bermuda e camiseta nas trilhas. E não é só isso. As correntes de vento parecem se cruzar no ar, vindas de todos os lados. É por estas e outras que a Patagônia é considerada uma das regiões que mais venta em todo o Planeta!

Bem, estes foram os 10 motivos para você estar na Patagônia Argentina!
Espero que tenham gostado, e que realmente encontrem muitos outros motivos por lá!

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário