sábado, 5 de setembro de 2015

Brasil: Pedra Grande / São Paulo

Parque Estadual da Cantareira


Salve Montanheiros!

Decidi inaugurar este Blog com a primeira publicação falando a respeito de um lugar muito especial pra mim, o qual foi praticamente responsável pelo meu primeiro contato com o montanhismo: a Pedra Grande.




Pedra Grande - Parque Estadual da Cantareira


A Pedra Grande é um maciço rochoso cravado na Serra da Cantareira, e é o ponto culminante da trilha que leva o mesmo nome - Trilha da Pedra Grande. Ela está localizada dentro do Parque Estadual da Cantareira - tombado pela UNESCO em 1994 - e encontra-se perto da divisa dos municípios de São Paulo e Mairiporã. Sua elevação em relação ao nível do mar é de 1.010 m de altitude, e por isso é considerada uma trilha leve.




Localização da Pedra Grande


Pedra Grande vista da janela do meu quarto


A entrada da trilha fica próxima ao Parque do Horto Florestal e dispõe de estacionamento para quem vai de carro. Já pra quem vai de ônibus, é possível descer próximo ao Horto Florestal e subir a Rua do Horto até a entrada do Parque. Isso significa que já é um bom aquecimento pra quem não está acostumado a subidas. Preparem suas pernas!





Bia subindo o caminho asfaltado da trilha


Apesar do nome, a "trilha" da Pedra Grande é um caminho asfaltado, portanto não é necessário o uso de equipamento especial, como uma Bota de Trilha, por exemplo. Um simples calçado de caminhada é o suficiente para se sentir confortável. Apesar de ser asfaltada, a trilha é rodeada de árvores típicas da região, pois está inserida dentro da Mata Atlântica e está localizada na maior floresta urbana do planeta.



São aproximadamente 3,5 km de subida do início da trilha até a Pedra, e isso equivale a 40 minutos andando em um ritmo leve/moderado. Ao longo do percurso é possível encontrar pequenos bancos de madeira, disponíveis para um breve descanso. Como esta região de São Paulo está a uma altitude média 800 m acima do nível do mar, o desnível até o cume é baixo, com cerca de 200 m.



A trilha segue asfaltada até a Pedra


Para realizar a trilha não é necessário uma mochila cargueira e nem equipamentos como capacete, cordas ou barracas. Uma mochila pequena está de bom tamanho, apenas para levar frutas, água, isotônico e lanches para passar o dia. Ah, não se esqueça do Protetor Solar. A Pedra fica num lugar aberto, acima das árvores, e portanto recebe incidência direto do Sol. Não pense em economizar no Protetor pra subir, porque senão vai ter que gastar o que sobrou com pomadas e coisas do tipo.




Treino de Corrida de Montanha na Pedra Grande


Para quem pratica Corrida de Montanha (como eu) é aconselhável o uso de uma Mochila de Hidratação, de preferência que tenham bolsos para guardar Carbo em gel e pequenas barras de proteína. Eu uso uma Salomon 
S-Lab Skin Hydro 5, excelente para os treinos de Corrida de Montanha que eu faço na Serra. Posteriormente vou publicar postagens exclusivas só falando de equipamentos, daí eu explico mais sobre ela.





Vista da Pedra Grande com São Paulo ao fundo



Então é isso, galera!
Pensou em uma passeio de final de semana sem gastar muito e com total contato com a natureza? Pedra Grande na certa!

Hey, espera aí! Eu disse gastar? Disse?
Pois é, infelizmente alguns parques necessitam de conservação ambiental, e o Parque Estadual da Cantareira cobra um valor "simbólico" para acesso às trilhas. O valor é de R$ 12,00 por pessoa, e estudantes pagam meia entrada mediante apresentação do documento comprobatório.


Mesmo assim, vale a pena!

Até a próxima pessoal!

___________________________________________________________________________________________


Pedra Grande

Altitude: 1.010 m
Local: Parque Estadual da Cantareira / São Paulo / Brasil
Categoria: Caminhada / Corrida

Dificuldade: Leve
O que levar: Mochila Pequena / Água / Isotônico / Frutas / Barras de Proteína ou Cereal / Protetor Solar / Carbo em Gel

Valor: R$ 12,00 por pessoa / estudantes pagam meia entrada





3 comentários:

  1. Julio, beleza?

    Poderia me dar uma dica de tênis e roupa para realizar a trilha Torres del Paine, mais precisamente a Base das Torres??

    Obrigado,

    Renan Serwy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan!
      Tudo bem sim!

      Bem, em relação à calçados e roupas é bom levar em conta a época do ano em que está indo para lá. A Patagônia, mesmo no verão, é bem fria (comparada com o Frio que faz no Brasil).

      O ideal é você levar com você o famoso "Sistema de Camadas", que nada mais é do que um jogo de peças de cada uma das que vou descrever abaixo.

      Segunda-pele: Ela é responsável por "expelir" o suor do seu corpo, mantendo o sempre seco e sem risco de hipotermia.
      Fleece: É uma espécie de "moletom" por dentro, mas as tramas são mais densas e ele esquenta mais, servindo para manter o seu corpo aquecido.
      Jaqueta Térmica / Insuladora: Geralmente são feitas com pluma de Ganso, e servem para manter a sua temperatura corporal (ou seja, a temperatura dentro da jaqueta).
      Jaqueta Impermeável: São aquelas jaquetas "à prova d'Água". Não que você vá entrar num riacho com ela, mas em um dia de chuva, suas camadas de baixo ficam secas, pois a água não penetra.
      Anorak / Corta-Vento: O próprio nome já diz. Normalmente são jaquetas leves e finas, usadas para cortar o vento, diminuindo a sensibilidade à sensação térmica.

      Bem, agora que falamos de cada uma delas, vamos ao que interessa.
      Eu particularmente já tive uma experiência na Patagônia, próxima à região de Torres de Paines. Levei comigo Fleece e Jaqueta Térmica. Funcionaram muito bem, mas tive que usar um corta vento támbem, pois a Patagônia é uma das regiões que mais venta no Planeta. Você pode encontrar mais informações a respeito da Patagônia num Post que fiz falando algumas coisas dela.

      Vamos falar de Botas agora.
      As botas devem ser de cano alto, par trilhas. O ideal é que sejam impermeáveis também. Amaciar elas um período antes da viagem é primordial para não sentir desconforto. Vale lembrar também que você deve usar meias para esportes Outdoor, e não meias de algodão, pois as meias de algodão retém suor e dessa forma a umidade dos pés não escapa.

      Bem, em relação às marcas, eu tenho duas Botas: Salomon e Salewa. Elas são importadas, mas você pode encontrar outras marcas como Timberland, que dão conta do recado.
      As jaquetas eu tenho de marcas variadas, tanto importadas quanto nacionais, e todas elas são muito boas.

      Lojas como Mundo Terra, Pé na Trilha e Decathlon vendem tudo o que você precisa para Torres de Paines. As duas primeiras trabalham com materiais de primeira linha, então você vai ter que investir uma grana maior se quiser levar algo de lá. Já a Decathlon trabalha com produtos de marcas próprias e os preços são bem mais em conta do que nas outras lojas, mas valem o investimento.

      Espero ter ajudado Renan!
      E aproveite bem a viagem! Escreva-nos depois aqui nos comentários como foi sua experiência por lá e comemos produtos que adquiriu!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Renan, na sessão de Reviews do Blog você encontra duas matérias falando a respeito de 2 dos equipamentos mais importantes que servirão para você fazer a trilha de Torres del Paine.

      Segue abaixo o link de cada um deles:

      Bota
      http://foconamontanha.blogspot.com.br/2015/09/review-bota-salomon-cosmic-4d-2-gtx.html

      Jaqueta Térmica
      http://foconamontanha.blogspot.com.br/2016/01/review-jaqueta-termica-arcteryx-atom-lt.html

      Espero que ajudem!

      Excluir